domingo, 28 de junho de 2015

Receita de Hambúrguer Caseiro - Xis Tchel

Oi Gente,

Como vocês já sabem Michel ama cozinhar, e a especialidade dele, aquela que a gente SEMPRE faz para as visitas é o Hambúrguer, o qual carinhosamente batizamos de Xis Tchel. Xis porque ele é gaúcho e é assim que eles chamam lá no Sul e Tchel porque a primeira vez que o nosso sobrinho comeu ele ainda era baby e não sabia falar o nome do Michel direito, ele chamava de Tichel, era tão bonitinho. Enfim, essa receita é o carro chefe dele. Vamos ver como prepara?
Para preparar os hambúrgueres é necessário escolher a carne, o importante nesta etapa é escolher uma carne que tenha gordura. A proporção de gordura da carne deve ser  no mínimo de 15%, isto faz toda a diferença, pois é o que deixa o hambúrguer suculento. Nesse hambúrguer misturei metade de patinho e metade de contrafilé, o famoso Blend, nada mais é que fazer uma mistura de partes diferentes de carne para deixar seu hambúrguer exclusivo. Quando for comprar a carne, peça pro açougueiro, moer as duas carnes juntas que facilita o trabalho, só precisa moer uma vez, para os pedaços de carne não ficarem muito pequenos, o que queremos é sentir a carne.


Para temperar a carne, não precisa colocar sal ou algum outro tempero na mistura. Depois do hambúrguer pronto, coloque sal e pimenta-do-reino nos dois lados e espere alguns minutos para levar ao fogo.
Para grelhar o seu hambúrguer, você pode fazer numa frigideira ou utilizando uma grelha na churrasqueira.
Coloque a frigideira no fogo alto e deixe aquecer bem, quando estiver bem quente coloque apenas um fio de azeite e coloque o hambúrguer. É importante que a frigideira esteja bem quente para que a carne sele por fora. Este processo não deixa que o suco da carne saia, quando a panela não está muito quente, normalmente o suco da carne sai todo, deixando o hambúrguer seco.
Para deixar um hambúrguer de mais ou menos 200g ao ponto (rosada no centro), basta deixar 3 minutos em cada lado. Retire do fogo e deixe por alguns minutos para colocar no pão, isto serve para que a temperatura interna da carne abaixe um pouco, se você cortar o hambúrguer nesta hora, o suco sairá todo. O mesmo vale para carne, depois que grelhar o seu steak, deixe ele descansar por uns 2 minutos, vale muito a pena.


Agora o queijo. Ah... o queijo... O queijo é muito bom!!!
Você pode colocar qualquer tipo de queijo, evite os mais firmes como o parmesão, grana, etc, pois eles demoram para derreter.
Se for utilizar um queijo macio, como muçarela, prato ou cheddar, e em pequena quantidade, você pode apenas colocar o queijo sobre a carne ainda quente que o calor fará o trabalho de derreter o queijo.
Agora se você quiser colocar muito queijo, ou um queijo mais firme como o gorgonzola e brie, é bom leva-lo ao fogo. Se sua frigideira tiver tampa, coloque o queijo sobre a carne, coloque a tampa e espere uns 2 minutinhos para que o queijo derreta, não tem erro! 
O que pode dar um toque especial pro seu hambúrguer é um molho, como um ketchup ou maionese artesanal.
No meu caso, costumo fazer uma maionese que aprendi assistindo o programa Tempero de Família do Rodrigo Hilbert, muito fácil de fazer e fica show!!!
Para a maionese, basta você colocar um ovo (em temperatura ambiente) no liquidificador, uma colher de chá de vinagre e um pouco de óleo, e ligue o liquidificador. Enquanto estiver batendo, vá colocando óleo até da ponto. Quando der ponto, coloque 01 dente de alho, sal e cebolinha a gosto e bata até ficar uniforme.
Agora é só usar a criatividade para montar, você pode colocar salada, bacon, crispy de cebola, onion rings, o que você quiser...
Normalmente, colocamos, alface e tomate, a carne, o queijo e a maionese.
Para harmonizar com esta belezinha, fomos de Anchor IPA, uma India Pale Ale muito boa. Para quem conhece o estilo sabe que elas são amargas, mas esta não era das mais fortes e combinou muito bem com o hambúrguer. O amargor da cerveja produzido pelo lúpulo retira a sensação de gordura que a carne pode deixar na sua boca. Mas pra quem ainda não está acostumado com o estilo, sugiro que pegue uma lager ou uma pale ale que não é tão amarga assim e combina também.
E esse é o nosso famoso hambúrguer. Super fácil de fazer e infinitas vezes melhor no sabor e qualidade do que os de fast-food.
E ai, gostaram? Tentem fazer, vocês não vão se arrepender. Sucesso e elogios garantidos. Não esqueçam de usar a #pradarmaissaboravida para que a gente possa ver.
Um Beijo do Casal :*

3 comentários:

  1. Que legal. Fazemos assim, também. É bem melhor mesmo. Há 1 ano deixamos de frequentar fast food's e passamos a fazer em casa. Sucesso, casal.

    ResponderExcluir
  2. Uma delicia esse seu hamburger!
    Obrigada por partilhar:)
    Manuela

    ResponderExcluir